Entre os campos de futebol e os campos de guerra
Résumé
O carioca José Manoel Ferreira Coelho, nascido em 4 de abril de 1902, foi um conceituado militar brasileiro, cuja notoriedade é reconhecida no âmbito da Polícia Militar do Pará. Seus feitos, entretanto, ultrapassam os limites das instituições militares, onde fez carreira, influenciando padrões de conduta, criando tradições e elevando o nome das instituições por onde passou, civis ou militares.
Além de sua notável carreira militar, Ferreira Coelho também se destacou como um talentoso sportman, praticando diversas modalidades: no futebol, começou sua carreira no Fluminense, clube da capital carioca, conquistando vários títulos. Ele também representou a seleção brasileira na Copa América. Em Belém, foi atleta e dirigente do Clube do Remo.
Esta não é uma biografia, mas sim uma análise de sua trajetória profissional, conforme distinção apontada por Karsburg (2015). Assim, serão apresentados trechos selecionados de sua jornada profissional, correlacionados com os contextos sociopolíticos das épocas estudadas.
Resta-nos, agora, descobrir quem foi essa figura ilustre e qual sua contribuição para a Polícia Militar do Pará, que justificou a criação de uma das mais importantes condecorações da corporação em sua homenagem, destinada a militares que se destacam nos estudos e alcançam a primeira colocação nos cursos de formação da briosa de Fontoura.
