Sobre la revista
FOCO E ESCOPO
O periódico científico está aberto preferencialmente à comunidade policial militar e de Segurança Pública do Estado do Pará, estendida aos demais setores da sociedade desde que atenda aos objetivos científicos da corporação. Destina-se à publicação na internet de artigos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento acadêmico, além da atualização do conhecimento nas diferentes áreas do saber, afins à atividade policial.
O periódico busca admitir artigos que dialoguem de forma interdisciplinar com as ciências policiais, elegendo pesquisas científicas que colaborem com o fomento de boas práticas na PMPA, bem como em outras agências policiais ou de segurança, nacionais ou estrangeiras, oriundos destas agências ou de instituições de ensino superior e sociedade civil, desde que tenham pertinência com o campo da segurança pública.
HISTÓRICO
A partir do objetivo estratégico "aperfeiçoar a formação, capacitação e desenvolvimento dos policiais militares", constantes do Plano Estratégico da Polícia Militar do Pará 2015/2025, bem como da permanente preocupação institucional em acompanhar o desenvolvimento acadêmico e profissional dos policiais militares, criou-se o Núcleo de Pesquisa do Estado-Maior Geral, por meio da Portaria n° 137/2020 - Gabinete do Comando, publicada no Boletim Geral n° 151, de 18 de agosto de 2020.
O Periódico Científico PMPA em Revista foi instituído por meio da Portaria n° 139/2021 - Gabinete do Comando, publicada em Boletim Geral n° 102, de 28 de maio de 2021, se tornando um instrumento essencial para a disseminação do conhecimento profissional, com base científica, sobre a atividade policial-militar.
A revista científica teve sua origem no Núcleo de Pesquisa do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará, visando fomentar boas práticas no âmbito da PMPA, e em agências policiais, instituições de ensino superior e na sociedade civil, especialmente, no campo da segurança pública e das Ciências Policiais.
Por meio da Lei Complementar n° 153, de 1° de julho de 2022, a 8ª Seção do Estado-Maior Geral - Pesquisa Científica (PM/8) foi criada, fazendo com que o Núcleo de Pesquisa passasse a ser vinculado a essa seção do EMG, cuja finalidade passou a ser a coordenação geral dos programas, projetos, processos e atividades de pesquisa científica realizados no âmbito da PMPA, ou de forma autônoma pelos policiais militares, em áreas do conhecimento de interesse da instituição, refletindo na obtenção de dados e análises confiáveis para auxiliar o Estado-Maior Geral no planejamento estratégico da corporação.
MISSÃO
Estimular a construção de uma identidade institucional voltada para a produção do conhecimento profissional com base científica, no âmbito da PMPA;
Disponibilizar um ambiente institucional adequado voltado para a seleção de trabalhos científicos com conteúdo de qualidade relacionados à segurança pública, em especial à PMPA;
Articular a difusão dos trabalhos científicos produzidos, por meio impresso e digital, facilitando a divulgação e o compartilhamento de conhecimento produzido;
Construir uma massa crítica e qualificada capaz de produzir conhecimento que possibilite retorno positivo nas ações da PMPA com reflexo para a sociedade paraense.
VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecido como um periódico científico de excelência na produção de conhecimento profissional com base científica, na área das Ciências Policiais e afins, e se tornar referência na disseminação da informação possibilitando acesso fácil e abrangente do conteúdo produzido, por meio impresso e digital.
VALORES
Ética;
Imparcialidade;
Excelência;
Responsabilidade social;
Valorização profissional.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Corpo Editorial Científico e colaboradores convidados, garantindo o anonimato de autores e consultores ad hoc pareceristas no processo de dupla avaliação à cega por pares double-blind peer review. A avaliação deverá ser feita por no mínimo dois colaboradores, não havendo acesso aos autores dos respectivos trabalhos, garantindo assim isenção por parte do avaliador e contribuindo para que a avaliação seja realizada utilizando-se critérios de qualidade reconhecidos pela comunidade acadêmica.
Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte do corpo editorial, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.
PERIODICIDADE
Atualmente, o Periódico Científico PMPA em Revista é publicado semestralmente.
TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS (APC)
O Periódico Científico PMPA em Revista não cobra taxas de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
O Periódico Científico PMPA em Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
Ao ser submetido ao Periódico Científico PMPA em Revista todos os artigos passam por softwares anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS
Ao submeter um artigo à “PMPA em Revista”, o autor cede os direitos autorais correspondente ao Periódico Científico PMPA em Revista. Os trabalhos publicados no Periódico Científico PMPA em Revista, que se utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, passam a ser propriedade da revista. Sendo que uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à autorização prévia e expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data desta publicação.
POLÍTICA DE AUTO-ARQUIVO
O Periódico Científico PMPA EM REVISTA preserva digitalmente os números que publica.
ÉTICA DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA
É responsabilidade dos autores, dos avaliadores e dos editores envolvidos no processo editorial do Periódico Científico PMPA EM REVISTA preservar a ética.
Cabe aos autores: apresentar estudos, por meio de artigos, resenhas e relatos de experiências, com afirmações não dotadas de fraude ou de plágio. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original e autoral, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação. Os autores devem informar nos artigos e relatos de experiências os cuidados éticos da pesquisa e se eles foram submetidos a comitês de ética.
Cabe aos Editores: avaliar os artigos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico, bem como tomar medidas necessárias e responsivas no caso de reclamações em relação a um artigo submetido ou publicado.
Cabe aos Pareceristas: tratar cada artigo recebido como documento confidencial, mantendo em sigilo as informações obtidas nos artigos. Avaliar de forma objetiva e as observações e comentários emitidos devem ser feitos com argumentos fundamentados, de forma que os autores possam utilizá-las na aprimoração de seus artigos. Em caso do parecerista se sentir desqualificado ou impossibilitado de realizar uma avaliação deve comunicar prontamente ao editor, bem como se tiver algum conflito de interesse de cunho pessoal ou ideológico não aceitar o artigo para avaliar.
Este código de ética está de acordo com as boas práticas editoriais indicadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE) https://publicationethics.org/core-practices